quarta-feira, 6 de abril de 2011

As Recompensas da Sabedoria

1. Filho, aprenda o que eu lhe ensino e nunca esqueça o que mando você fazer. 2. Escute os sábios e procure entender o que eles ensinam. 3. Sim, peça sabedoria e grite pedindo entendimento. 4. Procure essas coisa, como se procurasse prata ou um tesouro escondido. 5. Se você fizer isso, saberá o que quer dizer temer o Senhor, e aprenderá a conhecê-lo. 6. É o Senhor quem dá sabedoria; a sabedoria e o entendimento vêm dele. 7. Ele dá ajuda e proteção a quem é direito e honesto. 8. Deus protege os que tratam os outros com justiça e guarda os que lhe obedecem.
9. Se você me ouvir, entenderá o que é direito, justo e honesto e saberá o que deve fazer. 10. Você se tornará sábio, e a sua sabedoria lhe dará prazer. 11. O seu entendimento e a sua sabedoria o protegerão 12. e o livrarão de fazer o mal. Assim, você ficará longe das pessoas que vivem dizendo mentiras - 13. pessoas que abandonaram uma vida direita para viver na escuridão do pecado; 14. pessoas que têm o prazer em fazer o mal e se alegram quando o mal é praticado; 15. pessoas desonestas, em quem não se pode confiar.
16. Então você será capaz de evitar a mulher imoral que tentar conquistá-lo com palavras sedutoras - 17. a mulher que esquece os votos sagrados do casamento e é infiel ao seu marido. 18. Se você for à casa dela, estará seguindo o caminho da morte; quem vai lá está perto do mundo dos mortos. 19. O homem que visita essa mulher não consegue voltar para a estrada da vida. 20. Portanto, siga o exemplo dos bons e viva uma vida correta. 21. Os homens direitos, de caráter, viverão nesta nossa terra. 22. Mas Deus varrerá dela os maus e arrancará os pecadores como se arrancam plantas do chão (Provérbios 2:1-22).

-------------------------------------------------

Em Provérbios 2, é relatada a importância da sabedoria, ou seja, o quanto a sabedoria é importante para a nossa vida. Deus pede, no versículo 1, Filho, aprenda o que eu lhe ensino e nunca esqueça o que mando você fazer, que nós, seus filhos, ouçamos os seus ensinamentos e os cumpramos, da mesma forma que qualquer pai diria ao seu filho, pois o amor de um pai pelo filho é enorme e o pai não quer ver o seu filho cometer algum erro.

No versículo 2, Deus pede ao filho, no caso nós, cristãos, que Escute os sábios e procure entender o que eles ensinam, ou seja, Ele não diz para ouvirmos os mais velhos, mas sim os mais sábios. Isso significa que um sábio pode ser alguém com 30 anos, ou menos, assim como pessoas de 60 anos ou mais. Sabedoria não está diretamente relacionada com a idade, mas, vale salientar, que muitas pessoas com menos de 30 anos são imaturas. Uma pessoa sábia é madura, direita, com caráter.

Deus quer que peçamos sabedoria e entendimento para compreender seus ensinamentos. Ele espera que Seus filhos almejem aprender a Sua palavra e entendê-la, como se fosse a pedra mais preciosa que pudessem encontrar. E, de fato, o entendimento sobre a Sua palavra é o bem mais precioso que podemos ter. Tal desejo de Deus, está expresso nos versículos 3 e 4: Sim, peça sabedoria e grite pedindo entendimento. Procure essas coisa, como se procurasse prata ou um tesouro escondido. É somente desta forma, conhecendo a Sua palavra, que poderemos conhecer a Deus (Se você fizer isso, saberá o que quer dizer temer o Senhor, e aprenderá a conhecê-lo - Provérbios 2:5).

Quando você pede sabedoria ou entendimento, você deve pedir diretamente a Deus, uma vez que é o Senhor quem dá sabedoria; a sabedoria e o entendimento vêm dele (Provérbios 2:6). Entretanto, não é  somente isso que o Senhor tem para nos oferecer: Ele dá ajuda e proteção a quem é direito e honesto. Deus protege os que tratam os outros com justiça e guarda os que lhe obedecem (Provérbios 2:7-8). O entendimento de sua Palavra fará com que aprendamos o que é correto, nos tornaremos sábios e tal sabedoria nos protegerá de todo o mal (Se você me ouvir, entenderá o que é direito, justo e honesto e saberá o que deve fazer. Você se tornará sábio, e a sua sabedoria lhe dará prazer. O seu entendimento e a sua sabedoria o protegerão e o livrarão de fazer o mal. - Provérbios 2:9-12).

O Senhor afirma que, quando conhecermos a Sua palavra e tivermos sabedoria, aprenderemos a não conviver com pessoas mentirosas, pessoas que se desviaram, mas que não aceitam ajuda, pessoas que desejam e cometem atos maléficos e pessoas desonestas (Assim, você ficará longe das pessoas que vivem dizendo mentiras - pessoas que abandonaram uma vida direita para viver na escuridão do pecado; pessoas que têm o prazer em fazer o mal e se alegram quando o mal é praticado; pessoas desonestas, em quem não se pode confiar. -  Provérbios 2:12-15). Além disso, Deus alerta que somente com sabedoria o homem poderá evitar a mulher que tentar seduzi-lo, conforme apresentado dos versículos 16 a 19: Então você será capaz de evitar a mulher imoral que tentar conquistá-lo com palavras sedutoras - a mulher que esquece os votos sagrados do casamento e é infiel ao seu marido.  Se você for à casa dela, estará seguindo o caminho da morte; quem vai lá está perto do mundo dos mortos. O homem que visita essa mulher não consegue voltar para a estrada da vida

Portanto, Deus somente quer que tenhamos uma vida correta, sendo Seus seguidores, amando a Sua palavra e desejando obter maior conhecimento acerca dela. Quando realmente aprendermos e entendermos a Sua palavra, viveremos uma vida de paz, amor e muita felicidade, uma vez que evitaremos todas as coisas que não nos fazem bem. 

E, em nome de Jesus, espero que você consiga entender que Deus está lhe chamando para caminhar com Ele. Não preciso dizer o seu nome, ou os seus nomes, mas vocês saberão, uma vez que sentirão a presença de Deus ao seu redor, em seu coração. Deus disse: Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos (Apocalipse 3:20). Quando sentir  presença de Deus, permita que Ele entre em seu coração, em sua vida. Ele transformará você em uma nova criatura, com amor, sem rancores, sem nenhuma amargura. Uma pessoa que será feliz. 

A maior recompensa da Sabedoria é encontrar a Deus.



E o livrarão de fazer o mal. Assim, você ficará longe das pessoas que vivem dizendo mentiras.
(Provérbios 2:12)

5 comentários:

  1. " A maior recompensa da Sabedoria é encontrar a Deus. " frase perfeita taiie..

    demais teu post.. a comparação dos sábios mt boa.. Iluminante esse provérbio.. ensina mt.. a sabedoria é td, temos q saber discernir as diversas situações do nosso cotidiano, e para isso precisamos estar ligados a Deus.

    Mt bom msm teu post.. valeu a pena esperar ^^

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Lipe!!!

    Sei, com certeza absoluta, que o que dizes é de coração. Consigo sentir nas tuas palavras...

    Espero que tenha, de alguma forma, te ajudado a refletir.

    Mais uma vez, muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom seu comentario, estou fazendo tdas as segunda culto domestico e estamos estudando livro de proverbios e estas palavras tem sido inspiradora p/ hj e louvo a Deus pela sua busca na sabedoria.

    ResponderExcluir