domingo, 24 de abril de 2011

A Ressurreição de Jesus

1. Depois do sábado, no domingo bem cedo, Maria Madalena e a outra Maria foram visitar o túmulo. 2. De repente, houve um grande tremor de terra. Um anjo do Senhor desceu do céu, tirou a pedra e sentou-se nela. 3. Ele era parecido com um relâmpago, e as suas roupas eram brancas como a neve. 4. Os guardas tremeram de medo do anjo e ficaram como mortos. 5. Então o anjo disse para as mulheres:
- Não tenham medo! Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi crucificado, 6. mas ele não está aqui; já foi ressuscitado, como tinha dito. Venham ver o lugar onde ele foi posto. 7. Agora vão depressa e digam aos discípulos dele o seguinte: "Ele foi ressuscitado e vai adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês vão vê-lo". Era isso o que eu tinha a dizer para vocês.
8. Elas foram embora depressa do túmulo, pois estavam com medo, mas muito alegres. E correram para contar tudo aos discípulos. 9. De repente, Jesus se encontrou com elas e disse:
- Que a paz esteja com vocês!
Eles chegaram perto dele, abraçaram os seus pés e o adoraram.
10. Então Jesus disse:
- Não tenham medo! Vão dizer aos meus irmãos para irem à Galiléia, e eles me verão ali (Mateus 28:1-10).


----------------------------------------

No final de tudo, Jesus concretizou sua profecia: Ele morreu e ao terceiro dia ressuscitou; o templo fora destruído; e Ele salvou o Seu povo. Mas, por que Ele fez isso? Por que Ele precisava morrer para nos livrar dos pecados?

A crucificação de Cristo se mostra como uma exemplificação do que as pessoas deveriam fazer, ou seja, elas deveriam morrer para o mundo, para que encontrassem a vida eterna. Essa umas das simbologias implícitas no ato da crucificação. 

Jesus viveu como uma pessoa normal, até o momento em que Deus o chamou para cumprir a profecia. Entretanto, Jesus já sabia do que estava por vir. Ele confiava plenamente em Seu Pai, nos mostrando que devemos confiar também, pois Deus somente quer o nosso bem.

Deus nos ama de tal maneira que entregou seu Filho, para nos salvar. E a única coisa que ele nos pede é para que obedeçamos a Ele e o temamos. Será que é tão difícil? É difícil sim, e não poderia ser diferente. Vemos as pessoas cometendo coisas terríveis e safando-se, mostrando que é bom fazer o que é errado. Porém, na realidade, não é bom e nem é fácil. É preferível dormir com a consciência tranqüila, sabendo que não feriu ninguém, que não fez nada de errado, do que não conseguir dormir pensando no que fez. Entretanto, para quem comete erros constantes e gosta de cometê-los, parece que tudo é uma maravilha, mas podemos ter certeza de que essas pessoas não possuem nem um pingo de ética ou de moralidade, é como se essas pessoas não tivessem consciência.

Muitos de nós cometemos erros, pecamos. Mas nos arrependemos e pedimos perdão. Você já pediu perdão a Deus? Pediu perdão por ter sentido ira, por ter discutido com alguém, por ter contado uma mentirinha inocente? A maioria nunca fez isso. Talvez por não perceberem que o ser mais triste com estes atos é Deus, que, repetindo, entregou Seu Filho para salvar Seu povo.

Devemos orar, conversar com Deus, agradecer por tudo, desde o respirar até o acordar, pois isso só ocorre porque é da Sua vontade. Mas, acima de tudo, devemos pedir perdão a Deus e não voltar a cometer os mesmos erros; policiar-se para não cometer novos erros, proferir palavras maldosas ou "baixas". Como cristãos, tementes a Deus, devemos dar o exemplo, mostrar que somos diferentes, para que as pessoas percebam que Deus nos transformou em seres melhores.

Lembre-se do sacrifício feito por amor a nós e seja uma pessoa diferente, 
mostre ao mundo que Jesus vive no seu coração, 
que Jesus transformou sua vida.


sexta-feira, 22 de abril de 2011

A Morte de Cristo

32. Quando estavam saindo, os soldados encontraram um homem chamado Simão, da cidade de Cirene, e o obrigaram a carregar a cruz de Jesus. 33. Eles chegaram a um lugar chamado Gólgota. [Gólgota quer dizer "Lugar da Caveira".] 34. Ali deram vinho misturado com fel para Jesus beber. Mas, depois que o provou, ele não quis beber. 35. Em seguida os soldados o crucificaram e repartiram as suas roupas entre si, tirando a sorte com dados, para ver qual a parte seria de cada um. 36. Depois disso sentaram ali e ficaram guardando Jesus. 37. Puseram acima da sua cabeça uma tabuleta onde estava escrito como acusação contra ele: "Este é Jesus, o Rei dos Judeus." 38. Com Jesus, crucificaram também dois ladrões: um à sua direita e o outro à sua esquerda.
39. Os que passavam por ali caçoavam dele, balançavam a cabeça e o insultavam, 40. dizendo assim:
- Ei, você que disse que era capaz de destruir o Templo e tornar a construí-lo em três dias! Se você é mesmo o Filho de Deus, desça da cruz e salve-se a si mesmo!
41. Os chefes dos sacerdotes, os mestres da Lei e os líderes judeus também caçoavam dele, dizendo:
42. - Ele salvou os outros, mas não pode salvar a si mesmo! Ele é o Rei de Israel, não é? Se descer agora mesmo da cruz, nós creremos nele! 43. Ele confiou em Deus e disse que era Filho de Deus. Vamos ver se Deus quer salva-lo agora!
44. E até os ladrões que foram crucificados com Jesus também o insultavam. 


45. Ao meio-dia começou a escurecer, e toda a terra ficou três horas na escuridão. 46. Às três horas da tarde, Jesus gritou bem alto: 
- "Eli, Eli, lemá sabactani?" Essas palavras querem dizer: "Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?
47. Algumas pessoas que estavam ali ouviram isso e disseram:
- Ele está chamando Elias.
48. Uma dessas correu e molhou em vinho comum, pôs na ponta de um bastão e deu para Jesus beber. 49. Mas outros disseram:
- Espere. Vamos ver se Elias vem salvá-lo!
50. Aí Jesus deu outro grito forte e morreu.
51. Então a cortina do Templo se rasgou em dois pedaços, de cima até embaixo. A terra tremeu, e as rochas se partiram. 52. Os túmulos se abriram, e muitas pessoas do povo de Deus que haviam morrido foram ressuscitados 53. e saíram dos túmulos. E, depois da ressurreição de Jesus, entraram em Jerusalém, a Cidade Santa, onde muitos viram essas pessoas.
54. O oficial do exército romano e os seus soldados, que estavam guardando jesus, viram o terremoto e tudo o que aconteceu. Então ficaram com muito medo e disseram:
- De fato, este homem era o Filho de Deus!
55. Algumas mulheres estavam ali, olhando de longe. Eram as que tinham acompanhado Jesus desde a Galiléia e o haviam ajudado. 56. Entre elas estavam Maria Madalena; Maria, a mãe de Tiago e de José; e a mãe dos filhos de Zebedeu.


57. Já era quase noite quando chegou da cidade de Arimatéia um homem rico chamado José. Ele também era seguidor de Jesus. 58. José foi e pediu a Pilatos o corpo de Jesus. E Pilatos mandou que o entregassem a ele. 59. Então José pegou o corpo, enrolou num lençol novo de linho 60. e o colocou no seu próprio túmulo, que há pouco tempo havia sido cavada na rocha. Depois rolou uma grande pedra para fechar a entrada do túmulo e foi embora. 61. Maria Madalena e a outra Maria estavam ali, sentadas em frente do túmulo (Mateus 27:32-61).


------------------------------------

A história sobre a crucificação e a morte de Jesus são contadas em 4 livros do Novo Testamento: Mateus, Marcos, Lucas e João. Além disso, ela é mencionada, de alguma forma, em outros livros, seja diretamente ou como profecias.

Na chegada a Gólgota, antes da crucificação, ofereceram a Jesus vinho misturado com fel, mas Ele recusou-se a tomar após ter provado, conforme apresentado em Mateus 27:34 - Ali deram vinho misturado com fel para Jesus beber. Mas, depois que o provou, ele não quis beber. Este fato também é mencionado em outra passagem bíblica, nos Salmos 69, escrito por Davi, que é uma oração de um homem perseguido. No versículo 21, apresenta-se o seguinte: Quando estava com fome, eles me deram veneno; quando estava com sede, me ofereceram vinagre (Salmos 69:21). Essa passagem também está relacionada com o versículo 48, do livro de Mateus: Uma dessas correu e molhou em vinho comum, pôs na ponta de um bastão e deu para Jesus beber.

Acerca da repartição das roupas de Cristo entre os soldados, expressado em Mateus 27:35 (Em seguida os soldados o crucificaram e repartiram as suas roupas entre si, tirando a sorte com dados, para ver qual a parte seria de cada um), há menção deste fato em Salmos 22:18 - Eles repartem entre si as minhas roupas e fazem sorteio da minha túnica.

Enquanto estava crucificado, os que passavam por ali caçoavam dele, balançavam a cabeça e o insultavam (Mateus 27:39). Este fato também é relatado nos Salmos 22 e 109. Nos Salmos 22:7 este fato apresenta-se assim: Todos os que me vêem caçoam de mim, mostrando a língua e balançando a cabeça. Já nos Salmos 109:25, apresenta-se desta forma: Quando os outros me vêem caçoam de mim e, zombando, balançam a cabeça. Independente da ordem de palavras, é possível perceber que todas as menções referem-se ao mesmo fato.

As pessoas duvidavam de Cristo, questionando acerca dos motivos que poderiam haver para Deus não o salvar. As pessoas diziam: Ele confiou em Deus e disse que era Filho de Deus. Vamos ver se Deus quer salva-lo agora! (Mateus 27:43). Este fato é encontrado nos Salmos 22:8 - Eles dizem: "Você confiou em Deus o Senhor; então por que ele não o salva? Se ele gosta de você, por que não o ajuda?". Tão pouco elas sabiam que estava sendo cumprida a vontade dEle, que Jesus estava levando os seus e os nossos pecados.

Pouco antes de sua morte, Jesus gritou: "Eli, Eli, lemá sabactani?" Essas palavras querem dizer: "Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?" (Mateus 27:46). Esta expressão compõe o primeiro versículos dos Salmos 22 - Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?. Entretanto, quando Jesus proferiu tais palavras, Ele não estava julgando a Deus, mas estava cumprindo uma profecia escrita por Davi, uma profecia que todos conheciam, mas que não souberam interpretar.

Jesus existiu realmente, apesar de acreditarmos nisso, ou não. Acerca das passagens bíblicas, é possível perceber que Ele fora, sim, o escolhido por Deus para levar consigo os nossos pecados e nos dar uma nova vida, principalmente após sua ressurreição, onde nos mostrou que é possível renascer. Não renascer como Ele, como Sua ressurreição, mas podemos mudar, podemos agir diferentes, nos tornar-mos pessoas melhores. Creia nisso, uma vez que a mudança só acontecerá se crermos que ela é possível.

Não esqueça que Jesus morreu por cada um de nós.
Ele levou todos os nossos pecados, quando crucificaram-no.
Aceite Ele como seu salvador e agradeça pelo que Ele fez por você.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Salmos 22

1. Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? Por que ficas tão longe? Por que não escutas quando grito pedindo socorro?
2. Meu Deus, durante o dia eu te chamo, mas tu não respondes. Eu te chamo de noite, mas não consigo descansar.
3. Tu, porém, és santo e, sentado no teu trono, recebes os louvores do povo de Israel.
4. Os nossos antepassados puseram a sua confiança em ti; eles confiaram em ti, e tu os salvaste.
5. Eles te pediram ajuda e escaparam do perigo; confiaram em ti e não ficaram desiludidos.

6. Eu não sou mais um ser humano; sou um verme. Todos zombam de mim e me desprezam.
7. Todos os que me vêem caçoam de mim, mostrando a língua e balançando a cabeça.
8. Eles dizem:
"Você confiou em Deus, o Senhor; então por que ele não o salva? Se ele gosta de você, por que não o ajuda?

9. No entanto, ó Deus, tu me trouxeste ao mundo quando nasci e, quando eu era uma criancinha, tu me guardaste.
10. Desde o meu nascimento, fui entregue aos teus cuidados; desde que nasci, tu tens sido o meus Deus.
11. Não te afastes de mim, pois o sofrimento está perto; e não há ninguém para me ajudar.
12. Como touros, muitos inimigos me cercam; todos eles estão em volta de mim, como fortes touros da terra de Basã.
13. Como leões, abrem a boca, rugem e se atiram contra mim.
14. Já não tenho mais forças; sou como água derramada no chão. Todos os meus ossos estão fora do lugar; o meu coração é como cera derretida.
15. A minha garganta está seca como o pó, e a minha língua gruda no céu da boca. Tu me deixaste como morto no chão.
16. Um bando de marginais está me cercando; eles avançam contra mim como cachorros e rasgam as minhas mãos e os meus pés.
17. Todos os meus ossos podem ser contados. Os meus inimigos me olham e gostam do que vêem.
18. Eles repartem entre si as minhas roupas e fazem sorteio da minha túnica.

19. Ó Senhor Deus, não te afastes de mim! Vem depressa me socorre.
20. Salva-me da espada; não deixes que esses cachorros me matem.
21. Livra-me desses leões; não consigo me defender desses touros selvagens.

22. Então contarei à minha gente o que tens feito; na reunião do povo eu te louvarei, dizendo:
23. "Louvem a Deus, o Senhor, todos os que o temem. Descendentes de Jacó, prestem culto a Deus! Povo de Israel, adore o Senhor!
24. Ele não abandona os pobres, nem esquece dos seus sofrimentos. Ele não se esconde deles, mas responde quando gritam por socorro."

25. Na reunião de todo o povo, ó Senhor, eu te louvarei pelo que tens feito. Na presença de todos os que te temem, oferecerei os sacrifícios que prometi.
26. Os pobres comerão da carne dos sacrifícios e ficarão satisfeitos; aqueles que adoram o Senhor o louvarão. Que sejam sempre prósperos e felizes!

27. Todas as nações lembrarão de Deus, o Senhor, todos os povos da terra se voltarão para ele, e todas as raças o adorarão.
28. Pois o Senhor é Rei e governa as nações.
29. Todos os orgulhosos se curvarão na sua presença, e o adorarão todos os mortais, todos os que um dia vão morrer.
30. As pessoas dos tempos futuros o servirão e falarão às gerações seguintes a respeito de Deus, o Senhor.
31. Os que ainda não nasceram ouvirão falar do que ele fez: "Deus salvou o seu povo!" (Salmos 22)

-----------------------------------------

Este salmo foi escrito por Davi. Muitas pessoas conhecem o salmo 23, também escrito por Davi, mas desconhecem este. Em resumo, este salmo remete a um acontecimento futuro a Davi, a morte do Salvador. O mais impressionante de tudo é que todos os cristãos, desde da época de Davi até a crucificação de Jesus, conheciam este salmo e o cantavam, uma vez que ele fora criado como uma melodia. Entretanto, apesar de o conhecerem, as pessoas não reconheceram seus versos quando os fatos aconteceram, ou seja, quando Jesus foi crucificado.

No primeiro versículo, Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? refere-se diretamente as palavras proferidas por Jesus pouco antes de sua morte, que pode ser observado em Mateus 27:46. Muitos dos versículos que sucedem, no salmo, podem estar relacionados aos pensamentos de Jesus, as suas orações. Jesus sabia o que aconteceria com Ele. Sabia que seria feita a vontade de Deus, mesmo que não fosse a sua. 

No final, Jesus estava triste, cansado, pois as pessoas não conseguiam ver que sua morte cumpriria a promessa feita por Davi. Segundo o salmo, Ele só esperava que tudo acabasse, pois não queria mais ser desprezado. 

Uma questão fica pairando: 
Se todos conheciam o salmos 22, como não perceberam que o Salvador, o escolhido, era Jesus?

Só pode haver uma resposta:
Assim, como, atualmente, muitas pessoas conhecem a palavra de Deus, mas não a entendem, aquelas pessoas, os cristãos da época de Cristo, conheciam o salmo e não o compreendiam. 

Portanto, devemos estudar mais a palavra de Deus para que possamos conhecê-la de forma que não cometamos o mesmo erro do passado, que possamos ver quando se concretizar a promessa de Cristo, a promessa de que Ele voltará para buscar o seu povo. Porque, como dito no salmo, as pessoas dos tempos futuros o servirão e falarão às gerações seguintes a respeito de Deus, o Senhor. Os que ainda não nasceram ouvirão falar do que ele fez: "Deus salvou o seu povo" (Salmos 22:30-31).

Estude a palavra e deseje compreendê-la.
Peça a Deus o entendimento necessário para entender Sua palavra.
Somente assim poderá realmente entender o que Deus quer dizer.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

José

José é um dos homens mais incríveis da Bíblia. Sua história é contada no livro de Gênesis, do capítulo 37 até o 50. Ele tinha defeitos, erros, mas tinha algo de muito valor: ele tinha coração. José possui duas qualidades muito importantes para um jovem. Ele tinha visão e perseverança. Muitas pessoas pensam em José como um sonhador. Entretanto, ele não sonhava apenas, ele interpretava os sonhos de outras pessoas. Quando jovem, José teve um sonho, onde Deus falou com ele: Sonhei que estávamos no campo amarrando feixes de trigo. De repente, o meu feixe ficou de pé, e os feixes de vocês se colocaram em volta do meu e se curvavam diante dele (Gênesis 37:7)

Durante sua infância e juventude, José lidou com todos os tipos de coisas. Seus irmãos não o suportavam, pois acreditavam que seu pai, Jacó, o amava mais do que a eles. Em um dos sonhos que tivera, José viu seus irmãos curvando-se a ele: Desta vez o sol, a lua e onze estrelas se curvaram diante de mim (Gênesis 31:9). Quando José contou, inocentemente, aos seus irmãos sobre o sonho e que um dia ele os estaria governando, seus irmãos o venderam a ciganos: Quando alguns negociantes midianitas passaram por ali, os irmãos de José o tiraram no poço e o venderam aos israelitas por vinte barras de prata. E os israelitas levaram José para o Egito (Gênesis 37:28).

No Egito, José foi vendido a Potifar, oficial da guarda do palácio. com o tempo, José ganhou a simpatia de Potifar, a ponto de cuidar das coisas de seu dono. Entretanto, a esposa de Potifar começou a assediar José, mas ele recusou-se a ter qualquer tipo de relacionamento com ela. Um dia, por descuido, José fugindo dos assédios, esqueceu sua capa com a mulher: Todos os dias ela insistia que ele fosse para a cama com ela, mas José não concordava e também evitava estar perto dela. Mas um dia, como de costume, ele entrou na casa para fazer o seu trabalho, e nenhum empregado estava ali. Então ela o agarrou pela capa e disse: - Venha, vamos para a cama. Mas ele escapou e correu para fora, deixando a capa nas mãos dela (Gênesis 39:10-12). Assim, José acabou sendo preso por algo que não havia feito, pois a mulher  de Potifar chamou os empregados e contou uma mentira. Contou essa mentira para seu marido também, dizendo: Esse escravo hebreu, que você trouxe para casa, entrou no meu quarto e quis abusar de mim. Mas eu gritei bem alto, e ele correu para fora, deixando sua capa no meu quarto. Veja só de que jeito seu escravo me tratou! (Gênesis 39:17-19). Obviamente, Potifar ficou furioso e, então, colocou José na cadeia.

Apesar de tudo, José sonhava que não morreria. José recusou-se a perder o que Deus havia colocado em seu coração. Ele teve que esperar e suportar todas as dificuldades antes de ver seu sonho se tornar real, porém ele nunca perdeu a visão colocada por Deus em seu coração. Enquanto estava na cadeia, José explicou os sonhos do rei do Egito (Gênesis 41), onde ocorreriam 7 anos de abundância e 7 anos de fome, e aconselhou que fossem guardadas a quinta parte de todos os alimentos, durante os primeiros 7 anos, para que no período de fome, a população tivesse o que comer. Desta forma, José tornou-se governador do Egito.

Anos após ter tido aquele sonho, uma fome atingiu a terra em que morava a família de José. Seus irmãos viajaram até o Egito para pedir comida ao governador daquele local. E eles se curvaram diante do alto oficial pedindo ajuda. Esse alto oficial era José. Depois de anos de trabalho duro e de punições injustas, José viu seus irmãos curvando-se diante dele como vira em seu sonho: Quando os irmãos de José chegaram, eles se ajoelharam na frente dele e encostaram o rosto no chão (Gênesis 42:6).

Portanto, sejamos como José. Devemos sonhar grande. Sonhar em fazer coisas grandes para Deus. Eles colocará sonhos em nosso coração. Ele está nos chamando para ajudar na construção do Seu reino. Quando houver um "Sonho de Deus" em nosso coração, vamos fazer como José e nos recusar a perdê-lo. Devemos preservá-lo até que o sonho seja concretizado. Deus fará com que o sonho seja concretizado no momento correto, momento em que estaremos preparados para receber o que vier.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Abraça-me (David Quinlan e Heloísa Rosa)


Quero ser como criança
Te amar pelo que És
Voltar à inocência
E acreditar em Ti

Mas as vezes sou levado
Pela vontade de crescer
Torno-me independente
E deixo de simplesmente crer

Não posso viver longe do teu amor, Senhor
Não posso viver, longe do teu afago, Senhor
Não posso viver longe do teu abraço, Senhor

Abraça-me, abraça-me, abraça-me
Com teus braços de amor

quarta-feira, 13 de abril de 2011

A presença de Deus

1. Ó Senhor Deus, tu me examinas e me conheces.
2. Sabes tudo o que eu faço e, de longe, conheces todos os meus pensamentos.
3. Tu me vês quando estou trabalhando e quando estou descansando; tu sabes tudo o que eu faço.
4. Antes mesmo que eu fale, tu já sabes o que vou dizer.
5. Estás em volta de mim, por todos os lados, e me proteges com o teu poder.
6. Eu não consigo entender como tu me conheces tão bem; o teu conhecimento é profundo demais para mim.

7. Aonde posso ir a fim de escapar do teu Espírito? Para onde posso fugir da tua presença?
8. Se eu subir ao céu, tu lá estás; se descer ao mundo dos mortos, lá estás também.
9. Se eu voar para o Oriente ou for viver nos lugares mais distantes do Ocidente,
10. ainda ali a tua mão me guia, ainda ali tu me ajudas.
11. Eu poderia pedir que a escuridão me escondesse e que em volta de mim a luz virasse noite;
12. mas isso não adiantaria nada porque para ti a escuridão não é escura, e a noite é tão clara como o dia. Tu não fazes diferença entre a luz e a escuridão (Salmo 139:1-12).


-----------------------------------------------

Esse texto relata sobre a grande presença de Deus em nossas vidas, a forma como Deus age, as coisas que somente Ele pode saber. Conforme apresentado nos versículos 1 e 2, Deus é o único que realmente nos conhece e somente Ele pode ouvir os nossos pensamentos: Ó Senhor Deus, tu me examinas e me conheces. Sabes tudo o que eu faço e, de longe, conheces todos os meus pensamentos. O Senhor sabe o que faremos, antes mesmo de o fazermos, conforme apresentado no versículo 3: tu sabes tudo o que eu faço. O Senhor conhece todos os nossos passos. Antes mesmo que eu fale, tu já sabes o que vou dizer (Salmo 139:4). Isso significa que Deus sabe até o que iremos dizer, antes mesmo de pronunciarmos uma só palavra. O Senhor nos protege e nos guarda. Ele sempre está ao nosso redor: Estás em volta de mim, por todos os lados, e me proteges com o teu poder (Salmo 139:5).

Muitas pessoas questionam-se sobre como Deus pode nos conhecer, como pode saber tudo sobre nós. Entretanto, a maioria destas pessoas esquecem que foi o próprio Deus quem nos criou, foi Ele quem nos escolheu quando ainda estávamos no ventre de nossas mães. Então, não há como entender como ele nos conhece, só podemos ter certeza que não conseguiremos entender: Eu não consigo entender como tu me conheces tão bem; o teu conhecimento é profundo demais para mim (Salmo 139:6).

Aonde posso ir a fim de escapar do teu Espírito? Para onde posso fugir da tua presença? (Salmo 139:7). Muitas pessoas gostariam de poder fugir de Deus, tentar esconder-se, de forma que Ele não pudesse ver os erros cometidos. Entretanto, não há como fugir da presença de Deus, pois se eu subir ao céu, tu lá estás; se descer ao mundo dos mortos, lá estás também. Se eu voar para o Oriente ou for viver nos lugares mais distantes do Ocidente, ainda ali a tua mão me guia, ainda ali tu me ajudas (Salmo 139 8-10).

Enfim, não há como escapar da presença de Deus, pode-se ignorá-lo, mas Ele sempre estará ao nosso redor, esperando um chamado nosso, para que possa nos ajudar: Eu poderia pedir que a escuridão me escondesse e que em volta de mim a luz virasse noite; mas isso não adiantaria nada porque para ti a escuridão não é escura, e a noite é tão clara como o dia. Tu não fazes diferença entre a luz e a escuridão (Salmo 139:11-12).

Deixe que Deus fique em sua vida, deseje a presença dEle, pois não há como escapar, como fugir. Quando paramos de relutar, podemos sentir o Seu amor, a Sua paz, todas as maravilhas que Ele pode nos proporcionar. Ele sempre está ao nosso redor. Ele é tão Pai, que nos ajuda e nos protege mesmo quando somos ingratos, quando não reconhecemos a Sua existência. Deus ajuda aos que clamam. Portanto, sinta a presença de Deus em sua vida e deixe que a felicidade trazida pela paz do Espírito Santo preencha sua vida.

Deixe que a presença de Deus transforme a sua vida!

Sabes tudo o que eu faço e, de longe, conheces todos os meus pensamentos.
(Salmo 139:2)

terça-feira, 12 de abril de 2011

Não tenho medo (André Valadão)

Não preciso comentar, uma vez que a letra dessa canção “fala por si”.

"Não tenho medo do amanhã
Pois o Senhor no trono está
Não tenho medo da noite
Pois Tua luz me guiará

Tua palavra é minha espada
Teu coração é o meu destino
Tua morada é minha casa
Tua promessa meu galardão"

Deus é a nossa Salvação


19. Louvado seja o Senhor, que dia a dia leva as nossas cargas! Deus é a nossa Salvação. 
20. O nosso Deus é o Deus que salva; Ele é o Senhor, o Senhor nosso, que nos livra da morte (Salmo 68:19-20).

-----------------------------------------

Este salmo reforça a importância que Deus deve ter em nossa vida. O salmo relembra algumas das coisas feitas por Deus em nosso favor. Estes dois versículos são os que revelam tal informação de forma mais direta. No versículo 19, somos relembrados do sacrifício feito por Cristo. Jesus levou para a cruz os nossos pecados e, desta forma, nos deu a Salvação. No 20, a uma ênfase maior acerca da salvação e de quem é que pode nos salvar: DEUS. Quando diz que o Senhor nos livra da morte, significa que, quando aceitamos verdadeiramente a Cristo, somos salvos pelo Seu sangue derramado na cruz e Ele somente pede que O aceitemos de todo nosso coração.


Louvado seja o Senhor, que dia a dia leva as nossas cargas! 
Deus é a nossa Salvação.
(Salmo 68:19)

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Pela Fé (André Valadão) – Ao Vivo

“Pela fé posso mudar
Pela fé posso alcançar
Pela fé posso viver
Pela fé, pela fé”


Estou repetindo essa canção pelo fato de que ela toca o coração. Ao ouvir a letra, me emociono, de tal forma que meus olhos enchem-se de lágrimas. E nesta melodia, do DVD Fé, sinto uma unção maior quando ouço.
Vale ressaltar a importância que a letra nos traz, acerca da Fé. Somente com Fé podemos mudar, alcançar nossas metas, nossos objetivos. Enfim, conforme a letra, somente pela fé podemos viver, mas não uma vida qualquer. Uma vida abençoada, uma vida com Cristo.

sábado, 9 de abril de 2011

Pela Fé (André Valadão)

“Não há muralhas que ficarão de pé
Diante de mim
Estou firmado em Cristo pra sempre
Tenho a luz em mim”


Jesus é o único que pode tirar as muralhas do nosso caminho, as muralhas que dificultam o nosso viver em Cristo. Sempre que estivermos firmados em Sua fé, estaremos seguros, pois somente Deus nos livrará de tudo!!! Ele não é um meio Deus, que te salva e te protege pela metade. Ele nos prometeu vida, e vida com abundância. Nos disse que nos livraria de todo o mal. Portanto, Deus nos protege de tudo, uma vez que Ele é Onisciente, Onipresente e Onipotente.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Música: Cura-me, Senhor (André Valadão)

Simplesmente, sem palavras…
Somente posso dizer que me emociono todas as vezes que ouço.


“Senhor, sara a minha dor,
Toca na ferida,
Com as Tuas mãos
Abraça o meu coração

Pai, Tu És o médico dos médicos
Enxuga as minhas lágrimas,
E me faz viver
O milagre da fé

Cura-me Senhor

Música: Abraça-me (André Valadão)

O ouvir da melodia, o entendimento da letra e a emoção passada por André Valadão…
Não tem explicação.
Ouça e entenderás.


“Ensina-me a sentir Teu coração
Jesus quero ouvir Teu respirar…”

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Música: Vou Crer (André Valadão)

“Oh Deus abre a porta para mim
Ao lugar que tens só pra mim
Leva-me até o centro do Teu coração”


Senhor Amado, abre as portas que estão fechadas no meu caminho e no caminho de quem estiver lendo essa postagem, mas abre, Senhor, aquelas portas que levarão para os Teus caminhos, de forma que seja possível fazer a Tua vontade. Leva-nos, Senhor, ao centro do Teu coração, para que possamos conhecer o Teu AMOR!
Que seja feita SEMPRE a Tua vontade!
Amém! 

quarta-feira, 6 de abril de 2011

As Recompensas da Sabedoria

1. Filho, aprenda o que eu lhe ensino e nunca esqueça o que mando você fazer. 2. Escute os sábios e procure entender o que eles ensinam. 3. Sim, peça sabedoria e grite pedindo entendimento. 4. Procure essas coisa, como se procurasse prata ou um tesouro escondido. 5. Se você fizer isso, saberá o que quer dizer temer o Senhor, e aprenderá a conhecê-lo. 6. É o Senhor quem dá sabedoria; a sabedoria e o entendimento vêm dele. 7. Ele dá ajuda e proteção a quem é direito e honesto. 8. Deus protege os que tratam os outros com justiça e guarda os que lhe obedecem.
9. Se você me ouvir, entenderá o que é direito, justo e honesto e saberá o que deve fazer. 10. Você se tornará sábio, e a sua sabedoria lhe dará prazer. 11. O seu entendimento e a sua sabedoria o protegerão 12. e o livrarão de fazer o mal. Assim, você ficará longe das pessoas que vivem dizendo mentiras - 13. pessoas que abandonaram uma vida direita para viver na escuridão do pecado; 14. pessoas que têm o prazer em fazer o mal e se alegram quando o mal é praticado; 15. pessoas desonestas, em quem não se pode confiar.
16. Então você será capaz de evitar a mulher imoral que tentar conquistá-lo com palavras sedutoras - 17. a mulher que esquece os votos sagrados do casamento e é infiel ao seu marido. 18. Se você for à casa dela, estará seguindo o caminho da morte; quem vai lá está perto do mundo dos mortos. 19. O homem que visita essa mulher não consegue voltar para a estrada da vida. 20. Portanto, siga o exemplo dos bons e viva uma vida correta. 21. Os homens direitos, de caráter, viverão nesta nossa terra. 22. Mas Deus varrerá dela os maus e arrancará os pecadores como se arrancam plantas do chão (Provérbios 2:1-22).

-------------------------------------------------

Em Provérbios 2, é relatada a importância da sabedoria, ou seja, o quanto a sabedoria é importante para a nossa vida. Deus pede, no versículo 1, Filho, aprenda o que eu lhe ensino e nunca esqueça o que mando você fazer, que nós, seus filhos, ouçamos os seus ensinamentos e os cumpramos, da mesma forma que qualquer pai diria ao seu filho, pois o amor de um pai pelo filho é enorme e o pai não quer ver o seu filho cometer algum erro.

No versículo 2, Deus pede ao filho, no caso nós, cristãos, que Escute os sábios e procure entender o que eles ensinam, ou seja, Ele não diz para ouvirmos os mais velhos, mas sim os mais sábios. Isso significa que um sábio pode ser alguém com 30 anos, ou menos, assim como pessoas de 60 anos ou mais. Sabedoria não está diretamente relacionada com a idade, mas, vale salientar, que muitas pessoas com menos de 30 anos são imaturas. Uma pessoa sábia é madura, direita, com caráter.

Deus quer que peçamos sabedoria e entendimento para compreender seus ensinamentos. Ele espera que Seus filhos almejem aprender a Sua palavra e entendê-la, como se fosse a pedra mais preciosa que pudessem encontrar. E, de fato, o entendimento sobre a Sua palavra é o bem mais precioso que podemos ter. Tal desejo de Deus, está expresso nos versículos 3 e 4: Sim, peça sabedoria e grite pedindo entendimento. Procure essas coisa, como se procurasse prata ou um tesouro escondido. É somente desta forma, conhecendo a Sua palavra, que poderemos conhecer a Deus (Se você fizer isso, saberá o que quer dizer temer o Senhor, e aprenderá a conhecê-lo - Provérbios 2:5).

Quando você pede sabedoria ou entendimento, você deve pedir diretamente a Deus, uma vez que é o Senhor quem dá sabedoria; a sabedoria e o entendimento vêm dele (Provérbios 2:6). Entretanto, não é  somente isso que o Senhor tem para nos oferecer: Ele dá ajuda e proteção a quem é direito e honesto. Deus protege os que tratam os outros com justiça e guarda os que lhe obedecem (Provérbios 2:7-8). O entendimento de sua Palavra fará com que aprendamos o que é correto, nos tornaremos sábios e tal sabedoria nos protegerá de todo o mal (Se você me ouvir, entenderá o que é direito, justo e honesto e saberá o que deve fazer. Você se tornará sábio, e a sua sabedoria lhe dará prazer. O seu entendimento e a sua sabedoria o protegerão e o livrarão de fazer o mal. - Provérbios 2:9-12).

O Senhor afirma que, quando conhecermos a Sua palavra e tivermos sabedoria, aprenderemos a não conviver com pessoas mentirosas, pessoas que se desviaram, mas que não aceitam ajuda, pessoas que desejam e cometem atos maléficos e pessoas desonestas (Assim, você ficará longe das pessoas que vivem dizendo mentiras - pessoas que abandonaram uma vida direita para viver na escuridão do pecado; pessoas que têm o prazer em fazer o mal e se alegram quando o mal é praticado; pessoas desonestas, em quem não se pode confiar. -  Provérbios 2:12-15). Além disso, Deus alerta que somente com sabedoria o homem poderá evitar a mulher que tentar seduzi-lo, conforme apresentado dos versículos 16 a 19: Então você será capaz de evitar a mulher imoral que tentar conquistá-lo com palavras sedutoras - a mulher que esquece os votos sagrados do casamento e é infiel ao seu marido.  Se você for à casa dela, estará seguindo o caminho da morte; quem vai lá está perto do mundo dos mortos. O homem que visita essa mulher não consegue voltar para a estrada da vida

Portanto, Deus somente quer que tenhamos uma vida correta, sendo Seus seguidores, amando a Sua palavra e desejando obter maior conhecimento acerca dela. Quando realmente aprendermos e entendermos a Sua palavra, viveremos uma vida de paz, amor e muita felicidade, uma vez que evitaremos todas as coisas que não nos fazem bem. 

E, em nome de Jesus, espero que você consiga entender que Deus está lhe chamando para caminhar com Ele. Não preciso dizer o seu nome, ou os seus nomes, mas vocês saberão, uma vez que sentirão a presença de Deus ao seu redor, em seu coração. Deus disse: Escutem! Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos (Apocalipse 3:20). Quando sentir  presença de Deus, permita que Ele entre em seu coração, em sua vida. Ele transformará você em uma nova criatura, com amor, sem rancores, sem nenhuma amargura. Uma pessoa que será feliz. 

A maior recompensa da Sabedoria é encontrar a Deus.



E o livrarão de fazer o mal. Assim, você ficará longe das pessoas que vivem dizendo mentiras.
(Provérbios 2:12)

terça-feira, 5 de abril de 2011

Perdão para o arrependido

5. Mas, se alguém fez com que alguma pessoa ficasse triste, não fez isso a mim, mas sim a vocês ou, pelo menos, a alguns de vocês. Escrevo assim para não ser muito duro com esse homem. 6. Basta o castigo que a maioria já deu a ele. 7. Agora vocês devem perdoá-lo e animá-lo para que ele não fique tão triste, que acabe caindo no desespero. 8. Por isso peço que façam com que ele tenha a certeza de que vocês o amam. 9. E foi por isso também que escrevi aquela carta. Eu queria pôr vocês à prova e saber se estão sempre prontos a obedecer aos meus ensinos. 10. Quando vocês perdoam alguém, eu também perdôo. Porque, quando eu perdôo, se é que, de fato, tenho alguma coisa a perdoar, faço isso por causa de vocês, na presença de Cristo, 11. a fim de que Satanás não se aproveite de nós; pois conhecemos bem os planos dele (II Coríntios 2:5-11).

--------------------------------------------------

Este texto foi escrito por Paulo em referência a uma carta que havia escrito, anteriormente, aos cristãos de Corinto, a qual havia causado muita tristeza aos seus leitores. Em resumo, Paulo lhes diz, que escreveu aquela carta não para deixá-los tristes, mas para que os cristãos de Corinto soubessem do amor que sentia por eles.  Queria, Paulo, que as pessoas perdoassem um homem que cometera um pecado.

Paulo pedia que as pessoas dessem o seu perdão para o homem arrependido. Essa questão acerca do perdão remete a uma postagem que publiquei a um tempo atrás, que fala sobre Reconciliação e Perdão. É por causa deste texto que compreendo de forma mais clara como funcionam ou deveriam funcionar a reconciliação e o perdão. 

Quando escreve aos cristãos, dizendo basta o castigo que a maioria já deu a ele (II Coríntios 2:6), Paulo acredita que as pessoas já castigaram o homem de forma suficiente e que tal castigo deve parar, uma vez que tal homem se arrependeu dos seus erros, seus pecados, pediu perdão e Deus o perdoou.

Se Deus perdoa um pecador, as pessoas devem perdoá-lo também. É isso que Paulo quer dizer no versículo 7: Agora vocês devem perdoá-lo e animá-lo para que ele não fique tão triste, que acabe caindo no desespero. O homem poderia entrar em desespero pelo fato de que o ser humano, na maioria das vezes, necessita da aprovação dos seus semelhantes, uma vez que o sentimento de solidão é forte para muitas pessoas. Uma pessoa que se sente só, muitas vezes acaba ficando com depressão e, com isso, muitas destas pessoas, acabam por tirar a própria vida. Era isso que Paulo não queria. Que o homem arrependido fizesse algo contra si próprio. Acerca dessa perspectiva, Paulo ainda enfatiza no versículo 8: Por isso peço que façam com que ele tenha a certeza de que vocês o amam. Ele crê que o amor poderia salvar aquele homem, assim como podemos afirmar que o amor, e somente ele, pode mudar o mundo em que vivemos.

Eu queria pôr vocês à prova e saber se estão sempre prontos a obedecer aos meus ensinos (II Coríntios 2:9). Neste versículo, Paulo demonstra uma leve preocupação com os cristãos de Corinto, pois precisou realizar um teste com eles, para ter certeza de que eles estavam obedecendo aos ensinamentos de Cristo, que ele, Paulo, passava aos cristãos. 

Atualmente, os líderes religiosos deveriam prestar maior atenção aos seus irmãos na fé. Muitos desses líderes, cuidam somente de suas congregações, não tendo um outro trabalho. É por este motivo que deveriam cuidar de suas ovelhas. Muitos perguntariam: Como?. Essa resposta é simples. Cada líder, ou grupo de pessoas que trabalha somente para Deus, deveria se informar acerca das pessoas que frequentam suas igrejas, de forma que quando uma pessoa não é mais vista na igreja, alguém fosse falar com ela, saber o que está acontecendo. Desta forma, será possível conseguir impedir que tal pessoa se desvie. Essa pessoa se sentirá amada e vai voltar para o lugar de onde vieram as pessoas que lhe passou tal amor. Enfim, Jesus nos manda ir e pregar o evangelho (Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoasMarcos 16:15). Mas como poderemos pregar o Seu evangelho aos outros se não cuidarmos daqueles que já estão dentro das igrejas? Vale salientar que frequentar uma igreja ou congregação não significa que a pessoa seja cristã.

A base de tudo está nos mandamentos deixados por Cristo: "Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente. Este é o maior mandamento e o mais importante. E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: Ame os outros como você ama a você mesmo" (Mateus 22:37-39). Isso significa que se você ama alguém como a você mesmo, não fará coisas contra a outra pessoa das quais não gosta. Nenhuma pessoa quer ser rejeitada ou não ser perdoada. Para tanto, ela deve aprender a perdoar. Paulo disse, no versículo 10: Quando vocês perdoam alguém, eu também perdôo. Porque, quando eu perdôo, se é que, de fato, tenho alguma coisa a perdoar, faço isso por causa de vocês, na presença de Cristo. Neste ponto, Paulo afirma que ele não tem o que perdoar, mas as pessoas necessitam liberar o perdão, uma vez que, se Deus nos perdoa, quem somos nós para não perdoar os erros do próximo. 

Devemos estar sempre atentos acerca do que fazemos, falamos ou agimos, uma vez que não deixemos Satanás aproveitar-se de alguma fraqueza nossa. Paulo já havia informado isso aos cristãos de Corinto, assim como apresenta-se no versículo 11, onde diz que conhecemos os planos de Satanás, e, desta forma, necessitamos vigiar a nós mesmos: a fim de que Satanás não se aproveite de nós; pois conhecemos bem os planos dele

Precisamos perdoar, para que possamos ser perdoados por Deus. Quem não perdoa, não pode ter um coração leve, uma vez que carrega muita mágoa e sofrimento. Precisamos liberar o nosso coração para o perdão. Somente quem aprende a perdoar sabe como é arrepender-se e receber o perdão de Deus. Portanto, libere seu coração, perdoe e aprenda a ter amor e felicidade, sentimentos que não convivem harmoniosamente com rancor e sofrimento. Pense nisso.
         

Por isso peço que façam com que ele tenha a certeza de que vocês o amam.
(II Coríntios 2:8)