domingo, 5 de junho de 2011

Deus é Onipresente

1. Ó Senhor Deus, tu me examinas e me conheces.
2. Sabes tudo o que eu faço e, de longe, conheces todos os meus pensamentos.
3. Tu me vês quando estou trabalhando e quando estou descansando; tu sabes tudo o que eu faço.
4. Antes mesmo que eu fale, tu já sabes o que vou dizer.
5. Estás em volta de mim, por todos os lados, e me proteges com o teu poder.
6. Eu não consigo entender como tu me conheces tão bem; o teu conhecimento é profundo demais para mim.

7. Aonde posso ir a fim de escapar do teu Espírito? Para onde posso fugir da tua presença?
8. Se eu subir ao céu, tu lá estás; se descer ao mundo dos mortos, lá estás também.
9. Se eu voar para o Oriente ou for viver nos lugares mais distantes do Ocidente,
10. ainda ali a tua mão me guia, ainda ali tu me ajudas.
11. Eu poderia pedir que a escuridão me escondesse e que em volta de mim a luz virasse noite;
12. mas isso não adiantaria nada porque para ti a escuridão não é escura, e a noite é tão clara como o dia. Tu não fazes diferença entre a luz e a escuridão (Salmo 139:1-12).

----------------------------------------------------------------


Novamente volto a apresentar o Salmo 139, pois percebo sua importância  quando descreve a presença que Deus tem, ou quer ter, nossas vidas, a forma como Ele age para conosco, as coisas que somente Ele sabe. Enfim, Deus está em todos os lugares. Para ter acesso a outra mensagem deste blog - A Presença de Deus - clique Aqui.

Em algum momento de sua vida, você desejou poder se esconder de Deus? Talvez tenha desejado fazer algo que você saiba ser desaprovado por Ele. Você acredita ser mais fácil lutar contra sua consciência quando você faz de conta que Deus não sabe nada sobre o que queres fazer?

A resposta é não. Pode parecer fácil, mas a verdade é que Deus sabe de tudo o que fazemos e nós sabemos disso. Sabemos que é impossível se esconder de Deus. Posso citar alguns exemplos: quando passamos em um sinal vermelho Ele está lá; quando tentamos colar em uma prova, Ele nos vê; quando xingamos pelas costas alguém que nos irritou ou falamos mal de uma pessoa, Deus nos vê cometendo os erros e ouve o que dizemos. Aliás, vale salientar que Deus é o único que pode ouvir nossos pensamentos, além de nós.

Por ser Onipresente, Deus está presente em todos os lugares. Não conseguiríamos esconder de Deus o que ocorre em nosso interior, mesmo que quiséssemos. Nossas fraquezas, anseios, dores - sentimentos que não queremos que os outros saibam que possuímos, Deus sabe sobre isso. Ele conhece nossos desejos e pensamentos, sejam bons ou ruins. Ele sabe quando sentimos ciúmes, raiva, talvez até inveja. Nos vê e sabe quando estamos solitários ou tristes. Não há como fugir de Sua presença.

Sabendo do amor de Deus por nós, que Ele sabe tudo o que fazemos e o que pensamos, desde o acordar até o deitar, por que precisamos fugir de Deus? Será que é por termos medo de que Ele saiba de coisas que supomos que Deus não saiba? Ou temos medo do que Ele fará conosco se abrirmos os nossos corações? Essas questões somente serão respondidas individualmente.

Para Deus, saber tudo sobre nós, nunca foi e nunca será um problema, pois foi Ele quem nos criou e sabe que não somos perfeitos, que temos muitos defeitos. Apesar disso, Ele sabe que todos necessitamos Dele, de Sua presença, mesmo que não admitamos isso. Portanto, precisamos abrir nossos corações e mentes para Deus. Ouvir sua palavra e entender as maravilhas que Ele quer nos dar. Assim, Poderemos sempre contar com Deus, em qualquer lugar em que estivermos.

Não podemos esquecer da Onipresença de Deus.
Se estiver sempre em nossa memória,  estaremos menos propensos a falhar.

 Se eu subir ao céu, tu lá estás; 
se descer ao mundo dos mortos, lá estás também 
(SALMOS 139:8)