segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Reconciliação e Perdão!!!

  Muitas pessoas relutam em reconciliar relacionamentos desfeitos porque confundem perdão e confiança ou reconciliação e resolução. Elas temem que, caso se reconciliem, seja necessário retornar a um relacionamento doloroso ou disfuncional sem que nenhuma mudança aconteça. Isso se deve a uma falta de entendimento do que vem a ser reconciliação.
  Em primeiro lugar, reconciliação não é a mesma coisa que resolução. A reconciliação põe fim à hostilidade. Não significa que você resolveu todos os problemas do relacionamento. Vocês fazem as pazes, mas não põem fim às questões. Vocês continuam a falar sobre as questões e tentam resolvê-las, mas agora fazem isso com respeito e amor, em vez de usar sarcasmo e raiva. Vocês discordam amigavelmente. A reconciliação se concentra no relacionamento, enquanto a resolução se concentra no problema. sempre concentre-se primeiro na reconciliação. Quando se faz isso, o problema diminui de tamanho e, às vezes, se torna insignificante ou se resolve sozinho.
    Segundo, existe uma grande diferença entre perdão e confiança. O perdão é instantâneo e gratuito. Nós o oferecemos aos outros da mesma maneira como deus nos perdoou. Perdoamos para que possamos tocar a vida em frente em vez de ficar presos ao passado em função de ressentimento e amargura. Também podemos nos lembrar do que Jesus disse: "Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas" (Mateus 6:15). Mas a restauração da confiança é um assunto bem diferente. O perdão cuida do passado. A confiança tem a ver com o futuro e deve ser obtida com o passar do tempo. A confiança pode ser perdida em um segundo, mas leva muito tempo para ser reconstruída.
      [...]
     Você está permitindo que pessoas que o tenham ferido no passado continuem a feri-lo hoje? Toda vez que repete e relembra aquilo que aconteceu, você permite que a pessoa o machuque novamente. Isso é um estupidez. A Bíblia diz: "Com a sua raiva, você só está se ferindo" (Jó 18:4). O ressentimento promove a autodestruição porque sempre lhe fere mais e prolonga sua dor. Enquanto as pessoas que o feriram seguem adiante na vida, o ressentimento faz com que você fique preso no passado. Você precisa se livrar dele.
      [...]
      Você pode estar pensando algo como jamais perdoarei aquela pessoa. As lembranças são dolorosas demais e as feridas são muito profundas. Não posso simplesmente deixar para lá.  É por isso que você precisa de Jesus como seu salvador. Somente quando você mesmo se sentir plenamente perdoado é que será capaz de perdoar aqueles que mais o feriram. Somente quando você estiver cheio de amor de Jesus é que será capaz de abandonar suas feridas e tocar a vida em frente.


*********************


Não fique se magoando ao relembrar ressentimentos. 
Reconcilie-se com as pessoas. 
Perdoe quem lhe feriu. 
Somente desta forma você poderá ser feliz e completo!!!




Referência Bibliográfica:
WARREN, Rick. Celebrando uma vida com propósitos: A história fascinante da data mais importante do ano. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2002.

Um comentário: