quarta-feira, 20 de abril de 2011

José

José é um dos homens mais incríveis da Bíblia. Sua história é contada no livro de Gênesis, do capítulo 37 até o 50. Ele tinha defeitos, erros, mas tinha algo de muito valor: ele tinha coração. José possui duas qualidades muito importantes para um jovem. Ele tinha visão e perseverança. Muitas pessoas pensam em José como um sonhador. Entretanto, ele não sonhava apenas, ele interpretava os sonhos de outras pessoas. Quando jovem, José teve um sonho, onde Deus falou com ele: Sonhei que estávamos no campo amarrando feixes de trigo. De repente, o meu feixe ficou de pé, e os feixes de vocês se colocaram em volta do meu e se curvavam diante dele (Gênesis 37:7)

Durante sua infância e juventude, José lidou com todos os tipos de coisas. Seus irmãos não o suportavam, pois acreditavam que seu pai, Jacó, o amava mais do que a eles. Em um dos sonhos que tivera, José viu seus irmãos curvando-se a ele: Desta vez o sol, a lua e onze estrelas se curvaram diante de mim (Gênesis 31:9). Quando José contou, inocentemente, aos seus irmãos sobre o sonho e que um dia ele os estaria governando, seus irmãos o venderam a ciganos: Quando alguns negociantes midianitas passaram por ali, os irmãos de José o tiraram no poço e o venderam aos israelitas por vinte barras de prata. E os israelitas levaram José para o Egito (Gênesis 37:28).

No Egito, José foi vendido a Potifar, oficial da guarda do palácio. com o tempo, José ganhou a simpatia de Potifar, a ponto de cuidar das coisas de seu dono. Entretanto, a esposa de Potifar começou a assediar José, mas ele recusou-se a ter qualquer tipo de relacionamento com ela. Um dia, por descuido, José fugindo dos assédios, esqueceu sua capa com a mulher: Todos os dias ela insistia que ele fosse para a cama com ela, mas José não concordava e também evitava estar perto dela. Mas um dia, como de costume, ele entrou na casa para fazer o seu trabalho, e nenhum empregado estava ali. Então ela o agarrou pela capa e disse: - Venha, vamos para a cama. Mas ele escapou e correu para fora, deixando a capa nas mãos dela (Gênesis 39:10-12). Assim, José acabou sendo preso por algo que não havia feito, pois a mulher  de Potifar chamou os empregados e contou uma mentira. Contou essa mentira para seu marido também, dizendo: Esse escravo hebreu, que você trouxe para casa, entrou no meu quarto e quis abusar de mim. Mas eu gritei bem alto, e ele correu para fora, deixando sua capa no meu quarto. Veja só de que jeito seu escravo me tratou! (Gênesis 39:17-19). Obviamente, Potifar ficou furioso e, então, colocou José na cadeia.

Apesar de tudo, José sonhava que não morreria. José recusou-se a perder o que Deus havia colocado em seu coração. Ele teve que esperar e suportar todas as dificuldades antes de ver seu sonho se tornar real, porém ele nunca perdeu a visão colocada por Deus em seu coração. Enquanto estava na cadeia, José explicou os sonhos do rei do Egito (Gênesis 41), onde ocorreriam 7 anos de abundância e 7 anos de fome, e aconselhou que fossem guardadas a quinta parte de todos os alimentos, durante os primeiros 7 anos, para que no período de fome, a população tivesse o que comer. Desta forma, José tornou-se governador do Egito.

Anos após ter tido aquele sonho, uma fome atingiu a terra em que morava a família de José. Seus irmãos viajaram até o Egito para pedir comida ao governador daquele local. E eles se curvaram diante do alto oficial pedindo ajuda. Esse alto oficial era José. Depois de anos de trabalho duro e de punições injustas, José viu seus irmãos curvando-se diante dele como vira em seu sonho: Quando os irmãos de José chegaram, eles se ajoelharam na frente dele e encostaram o rosto no chão (Gênesis 42:6).

Portanto, sejamos como José. Devemos sonhar grande. Sonhar em fazer coisas grandes para Deus. Eles colocará sonhos em nosso coração. Ele está nos chamando para ajudar na construção do Seu reino. Quando houver um "Sonho de Deus" em nosso coração, vamos fazer como José e nos recusar a perdê-lo. Devemos preservá-lo até que o sonho seja concretizado. Deus fará com que o sonho seja concretizado no momento correto, momento em que estaremos preparados para receber o que vier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário