quarta-feira, 13 de abril de 2011

A presença de Deus

1. Ó Senhor Deus, tu me examinas e me conheces.
2. Sabes tudo o que eu faço e, de longe, conheces todos os meus pensamentos.
3. Tu me vês quando estou trabalhando e quando estou descansando; tu sabes tudo o que eu faço.
4. Antes mesmo que eu fale, tu já sabes o que vou dizer.
5. Estás em volta de mim, por todos os lados, e me proteges com o teu poder.
6. Eu não consigo entender como tu me conheces tão bem; o teu conhecimento é profundo demais para mim.

7. Aonde posso ir a fim de escapar do teu Espírito? Para onde posso fugir da tua presença?
8. Se eu subir ao céu, tu lá estás; se descer ao mundo dos mortos, lá estás também.
9. Se eu voar para o Oriente ou for viver nos lugares mais distantes do Ocidente,
10. ainda ali a tua mão me guia, ainda ali tu me ajudas.
11. Eu poderia pedir que a escuridão me escondesse e que em volta de mim a luz virasse noite;
12. mas isso não adiantaria nada porque para ti a escuridão não é escura, e a noite é tão clara como o dia. Tu não fazes diferença entre a luz e a escuridão (Salmo 139:1-12).


-----------------------------------------------

Esse texto relata sobre a grande presença de Deus em nossas vidas, a forma como Deus age, as coisas que somente Ele pode saber. Conforme apresentado nos versículos 1 e 2, Deus é o único que realmente nos conhece e somente Ele pode ouvir os nossos pensamentos: Ó Senhor Deus, tu me examinas e me conheces. Sabes tudo o que eu faço e, de longe, conheces todos os meus pensamentos. O Senhor sabe o que faremos, antes mesmo de o fazermos, conforme apresentado no versículo 3: tu sabes tudo o que eu faço. O Senhor conhece todos os nossos passos. Antes mesmo que eu fale, tu já sabes o que vou dizer (Salmo 139:4). Isso significa que Deus sabe até o que iremos dizer, antes mesmo de pronunciarmos uma só palavra. O Senhor nos protege e nos guarda. Ele sempre está ao nosso redor: Estás em volta de mim, por todos os lados, e me proteges com o teu poder (Salmo 139:5).

Muitas pessoas questionam-se sobre como Deus pode nos conhecer, como pode saber tudo sobre nós. Entretanto, a maioria destas pessoas esquecem que foi o próprio Deus quem nos criou, foi Ele quem nos escolheu quando ainda estávamos no ventre de nossas mães. Então, não há como entender como ele nos conhece, só podemos ter certeza que não conseguiremos entender: Eu não consigo entender como tu me conheces tão bem; o teu conhecimento é profundo demais para mim (Salmo 139:6).

Aonde posso ir a fim de escapar do teu Espírito? Para onde posso fugir da tua presença? (Salmo 139:7). Muitas pessoas gostariam de poder fugir de Deus, tentar esconder-se, de forma que Ele não pudesse ver os erros cometidos. Entretanto, não há como fugir da presença de Deus, pois se eu subir ao céu, tu lá estás; se descer ao mundo dos mortos, lá estás também. Se eu voar para o Oriente ou for viver nos lugares mais distantes do Ocidente, ainda ali a tua mão me guia, ainda ali tu me ajudas (Salmo 139 8-10).

Enfim, não há como escapar da presença de Deus, pode-se ignorá-lo, mas Ele sempre estará ao nosso redor, esperando um chamado nosso, para que possa nos ajudar: Eu poderia pedir que a escuridão me escondesse e que em volta de mim a luz virasse noite; mas isso não adiantaria nada porque para ti a escuridão não é escura, e a noite é tão clara como o dia. Tu não fazes diferença entre a luz e a escuridão (Salmo 139:11-12).

Deixe que Deus fique em sua vida, deseje a presença dEle, pois não há como escapar, como fugir. Quando paramos de relutar, podemos sentir o Seu amor, a Sua paz, todas as maravilhas que Ele pode nos proporcionar. Ele sempre está ao nosso redor. Ele é tão Pai, que nos ajuda e nos protege mesmo quando somos ingratos, quando não reconhecemos a Sua existência. Deus ajuda aos que clamam. Portanto, sinta a presença de Deus em sua vida e deixe que a felicidade trazida pela paz do Espírito Santo preencha sua vida.

Deixe que a presença de Deus transforme a sua vida!

Sabes tudo o que eu faço e, de longe, conheces todos os meus pensamentos.
(Salmo 139:2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário