terça-feira, 5 de abril de 2011

Perdão para o arrependido

5. Mas, se alguém fez com que alguma pessoa ficasse triste, não fez isso a mim, mas sim a vocês ou, pelo menos, a alguns de vocês. Escrevo assim para não ser muito duro com esse homem. 6. Basta o castigo que a maioria já deu a ele. 7. Agora vocês devem perdoá-lo e animá-lo para que ele não fique tão triste, que acabe caindo no desespero. 8. Por isso peço que façam com que ele tenha a certeza de que vocês o amam. 9. E foi por isso também que escrevi aquela carta. Eu queria pôr vocês à prova e saber se estão sempre prontos a obedecer aos meus ensinos. 10. Quando vocês perdoam alguém, eu também perdôo. Porque, quando eu perdôo, se é que, de fato, tenho alguma coisa a perdoar, faço isso por causa de vocês, na presença de Cristo, 11. a fim de que Satanás não se aproveite de nós; pois conhecemos bem os planos dele (II Coríntios 2:5-11).

--------------------------------------------------

Este texto foi escrito por Paulo em referência a uma carta que havia escrito, anteriormente, aos cristãos de Corinto, a qual havia causado muita tristeza aos seus leitores. Em resumo, Paulo lhes diz, que escreveu aquela carta não para deixá-los tristes, mas para que os cristãos de Corinto soubessem do amor que sentia por eles.  Queria, Paulo, que as pessoas perdoassem um homem que cometera um pecado.

Paulo pedia que as pessoas dessem o seu perdão para o homem arrependido. Essa questão acerca do perdão remete a uma postagem que publiquei a um tempo atrás, que fala sobre Reconciliação e Perdão. É por causa deste texto que compreendo de forma mais clara como funcionam ou deveriam funcionar a reconciliação e o perdão. 

Quando escreve aos cristãos, dizendo basta o castigo que a maioria já deu a ele (II Coríntios 2:6), Paulo acredita que as pessoas já castigaram o homem de forma suficiente e que tal castigo deve parar, uma vez que tal homem se arrependeu dos seus erros, seus pecados, pediu perdão e Deus o perdoou.

Se Deus perdoa um pecador, as pessoas devem perdoá-lo também. É isso que Paulo quer dizer no versículo 7: Agora vocês devem perdoá-lo e animá-lo para que ele não fique tão triste, que acabe caindo no desespero. O homem poderia entrar em desespero pelo fato de que o ser humano, na maioria das vezes, necessita da aprovação dos seus semelhantes, uma vez que o sentimento de solidão é forte para muitas pessoas. Uma pessoa que se sente só, muitas vezes acaba ficando com depressão e, com isso, muitas destas pessoas, acabam por tirar a própria vida. Era isso que Paulo não queria. Que o homem arrependido fizesse algo contra si próprio. Acerca dessa perspectiva, Paulo ainda enfatiza no versículo 8: Por isso peço que façam com que ele tenha a certeza de que vocês o amam. Ele crê que o amor poderia salvar aquele homem, assim como podemos afirmar que o amor, e somente ele, pode mudar o mundo em que vivemos.

Eu queria pôr vocês à prova e saber se estão sempre prontos a obedecer aos meus ensinos (II Coríntios 2:9). Neste versículo, Paulo demonstra uma leve preocupação com os cristãos de Corinto, pois precisou realizar um teste com eles, para ter certeza de que eles estavam obedecendo aos ensinamentos de Cristo, que ele, Paulo, passava aos cristãos. 

Atualmente, os líderes religiosos deveriam prestar maior atenção aos seus irmãos na fé. Muitos desses líderes, cuidam somente de suas congregações, não tendo um outro trabalho. É por este motivo que deveriam cuidar de suas ovelhas. Muitos perguntariam: Como?. Essa resposta é simples. Cada líder, ou grupo de pessoas que trabalha somente para Deus, deveria se informar acerca das pessoas que frequentam suas igrejas, de forma que quando uma pessoa não é mais vista na igreja, alguém fosse falar com ela, saber o que está acontecendo. Desta forma, será possível conseguir impedir que tal pessoa se desvie. Essa pessoa se sentirá amada e vai voltar para o lugar de onde vieram as pessoas que lhe passou tal amor. Enfim, Jesus nos manda ir e pregar o evangelho (Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a todas as pessoasMarcos 16:15). Mas como poderemos pregar o Seu evangelho aos outros se não cuidarmos daqueles que já estão dentro das igrejas? Vale salientar que frequentar uma igreja ou congregação não significa que a pessoa seja cristã.

A base de tudo está nos mandamentos deixados por Cristo: "Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente. Este é o maior mandamento e o mais importante. E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: Ame os outros como você ama a você mesmo" (Mateus 22:37-39). Isso significa que se você ama alguém como a você mesmo, não fará coisas contra a outra pessoa das quais não gosta. Nenhuma pessoa quer ser rejeitada ou não ser perdoada. Para tanto, ela deve aprender a perdoar. Paulo disse, no versículo 10: Quando vocês perdoam alguém, eu também perdôo. Porque, quando eu perdôo, se é que, de fato, tenho alguma coisa a perdoar, faço isso por causa de vocês, na presença de Cristo. Neste ponto, Paulo afirma que ele não tem o que perdoar, mas as pessoas necessitam liberar o perdão, uma vez que, se Deus nos perdoa, quem somos nós para não perdoar os erros do próximo. 

Devemos estar sempre atentos acerca do que fazemos, falamos ou agimos, uma vez que não deixemos Satanás aproveitar-se de alguma fraqueza nossa. Paulo já havia informado isso aos cristãos de Corinto, assim como apresenta-se no versículo 11, onde diz que conhecemos os planos de Satanás, e, desta forma, necessitamos vigiar a nós mesmos: a fim de que Satanás não se aproveite de nós; pois conhecemos bem os planos dele

Precisamos perdoar, para que possamos ser perdoados por Deus. Quem não perdoa, não pode ter um coração leve, uma vez que carrega muita mágoa e sofrimento. Precisamos liberar o nosso coração para o perdão. Somente quem aprende a perdoar sabe como é arrepender-se e receber o perdão de Deus. Portanto, libere seu coração, perdoe e aprenda a ter amor e felicidade, sentimentos que não convivem harmoniosamente com rancor e sofrimento. Pense nisso.
         

Por isso peço que façam com que ele tenha a certeza de que vocês o amam.
(II Coríntios 2:8)

2 comentários:

  1. Taiiie.. mais uma postagem linda.. cada vez melhor!! como é edificante teu blog.. não imaginas o qnt eu gosto de ler, independente da hora q for ^^

    mais uma vez me fez refletir demais Taiie... amo ler teu blog..

    fico no aguardo da proximo post ^^

    beijão

    ResponderExcluir